Auditório Cláudio Santoro – 47º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Fotografia Gilson Camargo

Camerata Antiqua de Curitiba conquista novos públicos

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba foi ovacionada ao final da sua apresentação no Auditório Cláudio Santoro, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, no dia 17 de julho. A viagem a São Paulo fez parte da turnê da Camerata Antiqua de Curitiba programada para este ano. Outras apresentações já ocorreram pelo interior do Paraná, nas cidades de Apucarana, Toledo, Londrina e Cascavel levando o som do grupo a mais de seis mil pessoas do estado. Ainda para esse ano estão previstos mais quatro concertos na região metropolitana de Curitiba e litoral.

Segundo Marino Galvão Jr., presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela administração do grupo, a viagem faz parte também da parceria entre o ICAC e a Fundação Osesp iniciada na Oficina de Música de Curitiba. “Insisti na ideia dessa turnê e mantive como uma de nossas metas institucionais deste ano. Essa costura deu mais certo do que esperávamos, a turnê se ampliou e, com excelência, conseguimos levar a Camerata também para o interior do estado do Paraná, o que foi muito importante para o grupo”, afirmou Galvão.

Fotografia Gilson Camargo

O desafio e responsabilidade de tocar em outros espaços e cidades foi destacado por Janete Andrade, coordenadora erudita do ICAC: “essa turnê é um reconhecimento artístico para o grupo, pois se estivesse em outro momento dificilmente poderia ter se apresentado nesses locais. Tocar em um Festival como o de Campos do Jordão e na Sala São Paulo, que é a meca da música erudita no pais tem um grande peso, e o Claudio Cruz foi essencial para essa realização”, frisa Janete.

O violinista e coordenador da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Francisco Freitas Jr. avalia as apresentações: “Acredito que estamos numa fase áurea da Camerata, tanto na performance, quanto no amadurecimento do grupo. E essas viagens só contribuem para fortalecer a nossa identidade e divulgar nosso trabalho”, avalia Freitas.

Fotografia Gilson Camargo

A turnê reafirma ainda a política de responsabilidade que a Camerata Antiqua de Curitiba têm com o estado e com a comunidade. Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), explica: “a Camerata é um patrimônio da cidade, um dos nossos orgulhos e está em um dos melhores momentos de sua história. Nesta temporada, o grupo está realizando mensalmente concertos nas igrejas, turnê nas diversas regiões do Paraná e essa apresentação em São Paulo coroa esse novo projeto”.

“Estamos trabalhando para impulsionar a Camerata não só artisticamente, mas também no intuito de devolver ao grupo o reconhecimento de diversos públicos. Como artista eu entendo que a gente precisa ser visto. A Camerata merece essa visibilidade, pois tem um coro e uma orquestra extremamente importantes e precisamos posicioná-la no cenário nacional como ação de um grupo de relevância”, conclui o presidente do ICAC.

Fotografia Gilson Camargo

Conheça a página do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC)
Texto Viridiana Saldanha
Fotos Gilson Camargo

PROGRAMA

Olivier Toni (1926)
Recitativo I para violino e cordas

Alberto Nepomuceno (1864 – 1904)
Serenata
Adagio para cordas
Andante expressivo para cordas

Suíte Antiga Op. 11
– Prelúdio
– Minueto
– Aria
– Rigaudon

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Quarteto de cordas nº 1 Op. 50 (adaptação para orquestra de cordas, de Cláudio Cruz)
I – Cantilena (Andante)
II – Brincadeira (Allegretto Scherzando)
III – Canto Lírico (Moderato)
IV – Cançoneta (Andatino Quasi Allegretto)
V – Melancolia (Lento)
VI – Saltando como um Saci (Allegro)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s